Fale Conosco

E-mail para contato:
contato@futebolestranho.com

Procuramos colaboradores
Estamos procurando colaboradores para o site. Caso queira colaborar e tenha vontade de escrever, entre em contato conosco pelo e-mail acima.

Arquivo do FE

Resumo da Temporada: Carioca Série B 2009

sábado, 28 de novembro de 2009

Com direito a Romário em campo e com o América levantando a taça, pode-se dizer que a Série B do Campeonato Carioca de 2009 foi uma das melhores da história. Times e jogadores de renome, transmissão de TV, com jogos no Maracanã e bons públicos nos estádios. E o Futebol Estranho leva a você o Resumo da Temporada, relembrando como foi a Segundona Carioca deste inesquecível ano de 2009. Confira!

Briga pelos direitos televisivos

Logo no início do campeonato, uma disputa acirrada deu muito o que falar, e não foi dentro de campo. Com a competição praticamente já fechada sem transmissão de TV, a ESPN Brasil resolveu transmitir, a princípio, apenas a partida contra o Bonsucesso, na primeira rodada, em Edson Passos. Contudo, o SporTV, canal das Globosat, se interessou em transmitir partidas do América no campeonato, desde que os jogos fossem transferidos para o Maracanã, como preliminar dos jogos de Flamengo e Fluminense. A proposta do canal campeão foi aceita e cinco jogos da primeira fase foram transferidos para o Maraca.

Parcerias e mais parcerias

Outro assunto polêmico que veio à tona antes de começar a competição foi o fato de alguns clubes mudarem de nome durante o campeonato. O recém-fundado Silva Jardim FC não conseguiu apoio público da cidade e, com isso, se mudou para Rio das Ostras, passando a usar a nomenclatura de Riostrense EC. Já o Brescia anunciou uma parceria com a Prefeitura de Queimados, mudando de nome para Queimados Clube. A prefeitura local financiaria as obras no estádio Queimadão para receber os jogos da equipe.

1ª rodada: América, Nova Iguaçu e Sendas largam na frente

Na primeira rodada, a principal surpresa aconteceu logo no primeiro jogo. Disputada numa manhã de quinta-feira, a partida entre Brescia (na época, ainda Queimados) e Artsul chamou a atenção pela vitória dos iguaçuanos no estádio Marrentão, em Duque de Caxias. Isso porque, semanas antes, a equipe havia perdido seus investidores e, junto com eles, cerca de 18 jogadores, tendo que jogar praticamente com uma equipe de juniores, e mesmo assim o Artsul venceu por 1 a 0, gol de Cristiano. O fato inusitado da partida aconteceu no time mandante, que não havia inscrito todos os seus jogadores a tempo e, com isso, teve que atuar com o goleiro Fernando na linha.

América, Nova Iguaçu e Sendas largaram com tudo. No Grupo A, o Mecão estreou com uma vitória maiúscula pra cima do Bonsucesso: 4 a 0. Mesmo placar de Nova Iguaçu x Campo Grande, disputado no Jânio de Moraes, válido pelo Grupo B. Também pelo B, o Sendas goleou a Portuguesa por 3 a 0, fora de casa.

Fim de parceria e reclamação sobre estádio alagado

Em Duque de Caxias as coisas não iam nada bem. Primeiro, o estádio da cidade, o Marrentão, palco de alguns jogos do Miguel Couto no campeonato, foi alvo de muitas críticas, principalmente do Goytacaz. Diante de um campo alagado, sem policiamento e sem gandulas, o alvianil de Campos dos Goytacazes se viu obrigado a mandar uma nota oficial reclamando das condições do estádio.

O Brescia, que também mandou os seus jogos no Marrentão, viu acabar a parceria com a Prefeitura de Queimados na 3ª rodada. A princípio seria apenas uma paralisação devido a um pedido do departamento jurídico da FERJ. Entretanto, a parceria foi rompida e o Brescia jogou realmente “como Brescia” no decorrer do campeonato.

9ª rodada: Olaria, América e Portuguesa disparam

Após metade da primeira fase, Olaria, América e Portuguesa se mostravam como os grandes favoritos ao acesso. Com a vaga na segunda fase praticamente garantida, as equipes acumulavam pontos de maneira impressionante. Olaria e América tinham seis vitórias em nove jogos, enquanto a Lusa tinha cinco.

Lá embaixo, a briga era boa. Do 6º colocado para baixo, ninguém ainda tinha se livrado da degola, nem ao menos virtualmente, já que a classificação seguia embolada e os gols marcados eram critérios para o índice técnico, que definiam o Grupo X, a Repescagem do Rebaixamento.

Classificação após a 9ª rodada

Grupo A: América 20; Bonsucesso 16; Quissamã 14; São Cristóvão 14; Cardoso Moreira 14; Riostrense 12; Artsul 11; CFZ do Rio 11; Brescia 6; Profute 4.

Grupo B: Olaria 20; Portuguesa 18; Goytacaz 17; Sendas 15; Nova Iguaçu 15; Angra dos Reis 10; Miguel Couto 10; Villa Rio 7; Campo Grande 6; Aperibeense 5.

WO em Aperibé

Como não quitou as dívidas com a FERJ, o Aperibeense foi suspenso temporariamente da Série B do Carioca e teve que deixar de disputar dois jogos. As partidas contra Sendas e Olaria foram dadas como derrotas por WO do Gigante da Beira Linha, que quitou as dívidas a tempo de disputar o Grupo X.

Grupo A: soberania americana

Depois de 18 jogos, o América terminou a primeira fase com uma campanha quase impecável. Com 42 pontos ganhos, o aproveitamento do Mecão foi de 77,7%, nada menos que dez pontos atrás do segundo colocado, o Quissamã. Riostrense (terceiro, com 28), Bonsucesso (quarto, com 26) e Artsul (quinto, com 25) também garantiram presença na segunda fase. Já no Grupo X, Profute e Brescia foram os times do grupo a serem “contemplados” com a vaga, já que eram os seis piores times independente do grupo. Entretanto, o Brescia desistiu da disputa e foi automaticamente rebaixado à Série C.

Grupo B: derrocada lusitana e ascensão meritiense

Uma derrocada incrível da Portuguesa surpreendeu a todos no fim da primeira fase do Grupo B. Apesar de terminar 14 pontos na frente do 6º colocado, o Miguel Couto (que perdeu 6 pontos no STJD), a Lusa conquistou apenas 12 pontos no returno, sendo que terminou a fase com duas derrotas seguidas em casa (para Nova Iguaçu e Angra dos Reis). Surpreendente foi a arrancada do Sendas, que terminou o grupo na liderança com 35 pontos. Nova Iguaçu (34), Olaria (33) e Goytacaz (31) completaram a lista. Já os “classificados” para o Grupo X foram Angra dos Reis, que perdeu 12 pontos e terminou a fase com 4, Aperibeense, Campo Grande e Villa Rio.

Polêmica: WO em Rio das Ostras

Após a marcação de um pênalti para o Olaria, o Riostrense abandonou o campo e ameaçou a desistir da Série B do Campeonato Carioca. Contudo, acabou voltando atrás. Entenda o caso nos links:

http://futebolestranho.blogspot.com/2009/10/riostrense-ameaca-abandonar-serie-b-do.html
http://futebolestranho.blogspot.com/2009/10/fe-tv-lance-do-penalti-de-riostrense-x.html

Grupo X: Campusca e Villa Rio morreram abraçados

Campo Grande e Villa Rio foram os outros rebaixados para a Série C de 2010 além do Brescia. Com apenas uma vitória em oito jogos, a situação das duas equipes ficou complicadíssima e, na penúltima rodada, chegaram precisando da vitória para ainda sonhar com a permanência. Mas, o confronto entre eles terminou empatado e os dois morreram abraçados.

Olaria imbatível

O Olaria seguia com tudo na reta final da competição. Soberano, o Azulão da Leopoldina dificilmente era derrotado e, na 15ª rodada, praticamente sacramentou o acesso com uma vitória por 2 a 0 para cima do Sendas, na Rua Bariri. Com isso, o Olaria precisava apenas de uma vitória em três jogos para retornar à elite.

O Mecão voltou!

Contudo, quem voltou na 16ª rodada foi o América. Como o Olaria não saiu de um empate com o Quissamã, o Mecão foi o único a garantir o retorno à elite com duas rodadas de antecedência ao vencer o Nova Iguaçu, fora de casa, por 1 a 0, com gol de Alexandro, de pênalti.

É campeão!

Na rodada seguinte, foi a vez do Mecão conquistar o título de campeão da Série B com uma rodada de antecedência. Com uma vitória pra cima do Artsul por 2 a 0, no Giulite Coutinho, e com direito a Romário em campo. Como o Olaria perdeu para o Goytacaz, o acesso do Azulão ficou adiado por mais uma rodada e o alvianil de Campos seguia com chances de acesso. Já o Sendas empatou com o Riostrense e foi eliminado.

O Azulão também voltou!

A espera terminou e, finalmente, o Olaria conquistou o retorno à Série A do Campeonato Carioca. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Riostrense, na Rua Bariri, o Azulão da Leopoldina voltou para a elite do futebol carioca, competição que não disputava desde 2004.

Classificação Final

01) América 83 (Grupo C)
02) Olaria 66 (Grupo C)
03) Goytacaz 63 (Grupo C)
04) Quissamã 61 (Grupo C)
05) Sendas 61 (Grupo C)
06) Artsul 44 (Grupo C)
07) Nova Iguaçu 51 (Grupo C)
08) Bonsucesso 43 (Grupo C)
09) Portuguesa 45 (Grupo C)
10) Riostrense 35 (Grupo C)
11) Cardoso Moreira 24
12) CFZ 24
13) Miguel Couto 21
14) São Cristóvão 19
15) Profute 29 (Grupo X)
16) Aperibeense 29 (Grupo X)
17) Angra dos Reis 29 (Grupo X)
18) Villa Rio 23 (Grupo X)
19) Campo Grande 19 (Grupo X)
20) Brescia 12 (Grupo X)

Artilharia

21 gols - Alexandro (América)
18 gols - Paty (Bonsucesso)
14 gols - Diguinho (América) e Vanderlei (Angra dos Reis)
13 gols - Leandrão (Sendas) e Alan (Bonsucesso)

0 comentários: