Fale Conosco

E-mail para contato:
contato@futebolestranho.com

Procuramos colaboradores
Estamos procurando colaboradores para o site. Caso queira colaborar e tenha vontade de escrever, entre em contato conosco pelo e-mail acima.

Arquivo do FE

Resumo da Temporada - Brasileirão Série D 2009

sábado, 14 de novembro de 2009

Finalizada a duas semanas, a 1ª edição do Brasileirão da Série D foi emocionante, mas também muito conturbada. A competição, que começou repleta de desistências, teve até WO e muitas reclamações do regulamento. São Raimundo-PA, Macaé, Chapecoense e Alecrim não reclamaram e conseguiram o acesso. Confira o Resumo da Temporada com toda a trajetória da Série D 2009.

Pré-competição: um festival de desistências

Antes de começar, a Série D do Campeonato Brasileiro já teve muitos problemas. Um alto número de desistências surpreendeu até mesmo a CBF. O Acre acabou ficando sem representante devido a desistência de todos os times participantes da primeira divisão estadual. No estado de Alagoas, o representante acabou sendo o CSA, rebaixado no Estadual.

O regulamento sofreu muitas críticas dos clubes e dos torcedores. A possibilidade de um confronto repetido em mata-mata e de um time perder um confronto eliminatório e mesmo assim continuar na competição foi a principal queixa e, posteriormente, daria muita confusão.

Todas as desistências: Juventus-AC, Atlético-AC, Vasco-AC, Náuas, Andirá, São Francisco, ADESG, Independência-AC, Plácido de Castro, Corinthians-AL, Coruripe, Murici, Igaci, Ipanema, CSE, Itumbiara, Santa Helena, Trindade, Rio Branco-MG, Democrata/GV-MG, Sousa-PB, Treze, Porto-PE, Bangu, ASSU, Potyguar Seridoense, Santa Cruz-RN, Baraúnas, Potiguar de Mossoró, Veranópolis, Santa Cruz-RS, Ulbra-RS e Vilhena-RO.

1ª fase: Santa Cruz eliminado precocemente; WO no Grupo 1

A primeira fase ficou marcada pela eliminação precoce do Santa Cruz, sem dúvida o time mais tradicional que disputou o torneio neste ano de 2009. Apesar de um bom início, derrotando o CSa fora de casa por 3 a 0, o tricolor pernambucano acumulou tropeços em casa diante de recordes de público e acabou terminando na lanterna de seu grupo, com apenas cinco pontos.

O Paulista, um dos únicos participantes a ostentar um título nacional (Copa do Brasil de 2005), conseguiu passar para a segunda fase, o que não aconteceu com os outros representantes do estado de São Paulo. Mirassol e Ituano foram eliminados logo na primeira fase.

Minas Gerais foi o único estado com mais de um representante que classificou todas as equipes para a segunda fase. Tupi, Uberaba e Uberlândia não decepcionaram e carimbaram a vaga para a fase seguinte.

Macaé, Chapecoense, Alecrim e São Raimundo-PA começaram com o pé direito a competição. Apenas o Alecrim não liderou o seu grupo, mas terminou empatado com o líder Ferroviário, com 10 pontos.

2ª fase: surpresas e alguns tradicionais eliminados

Com 20 clubes em busca de dez vagas para a fase seguinte, a segunda fase foi disputada em mata-mata, em ida e volta. Times tradicionais e que eram favoritos em seus confrontos, como Nacional-AM, Ferroviário, Paulista e Uberlândia acabaram sendo eliminados.

O Macaé já mostrava que não estava para brincadeira e elimnou um dos favoritos à conquista do título, o Paulista de Jundiaí. Depois de um zero a zero no estádio Jayme Cintra, o alvianil derrotou o Galo do Japi por 3 a 1 no Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes, onde estava mandando os seus jogos, e seguiu adiante.

Chapecoense, São Raimundo-PA e Alecrim também seguiram na competição, eliminando, respectivamente, Corinthians Paranaense, Gênus e Central de Caruaru.

3ª fase: polêmica no regulamento

Como já foi dito, o regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro foi muito confuso. Na terceira fase, foi realizado o polêmico "mata-mata que não mata tanto assim". Eram cinco confrontos, e os vencedores dos confrontos e mais os três "melhores perdedores" passariam de fase.

Além dos vencedores Macaé, Alecrim, São Raimundo-PA, Chapecoense e Uberaba, também se classificaram, por melhor campanha em relação a todas as fases, Araguaia, Tupi e Cristal. O Sergipe alegou que o regulamento previa que passariam os melhores da fase e não do campeonato e tentou parar o campeonato no STJD, sem sucesso.

Quartas-de-final: Macaé, São Raimundo, Alecrim e Chapecoense na Série C!

Com dois confrontos repetidos em relação a fase anterior, foram definidos os quatro classificados para a Série B. Macaé, que venceu o Tupi; Chapecoense, que venceu o Araguaia; São Raimundo-PA, que venceu o Cristal e Alecrim, que venceu o Uberaba, garantiram presença no Campeonato Brasileiro da Série C de 2010.

Semifinais: Macaé e São Raimundo na final!

No Maracanã, o Macaé praticamente matou a Chapecoense no primeiro jogo. A vitória de 2 a 0 deu uma vantagem confortável para o alvianil, que perdeu de 3 a 2 em Chapecó, mas ficou com a vaga para a final.

Na outra semifinal, o São Raimundo não teve dificuldades perante o Alecrim: venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e, no segundo jogo, um empate em dois a dois bastou para a Pantera garantir presença na decisão.

Final: São Raimundo campeão!

Na decisão, o Macaé venceu a primeira partida em Volta Redonda por 3 a 2. O alvianil vencia por 3 a 1 até os 50 minutos do segundo tempo, quando um pênalti deu a Pantera o gol do título.

Isto porque a partida de volta, realizada no estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém, terminou em 2 a 1, de virada, para o São Raimundo. E, com o resultado, o time de Santarém levou a melhor nos gols fora de casa e ficou com o título da competição.

Parabéns ao São Raimundo, o primeiro campeão brasileiro da Série D, e a Macaé, Chapecoense e Alecrim, que também conseguiram o acesso para a Série C de 2010!

Classificação Final:


0 comentários: